Situação de Aprendizagem: Movimento muscular
Eito Temático: Ser Humano e Saúde
Série/Ano: 8ª Série - 9º ano : 3º Bimestre
Conteúdo:
Músculos e movimento muscular
Habilidades:
Leitura e interpretação de textos, imagens e gráficos.
Etapa inicial: avaliação prévia dos conhecimentos dos alunos - pedimos que eles escrevam um texto sobre movimento muscular.
Fase 1: alavancas - montamos, segundo um procedimento livro didático, uma balança artesanal. Nessa fase pedimos aos alunos que testem mudar o ponto de apoio para cada vez mais próximo de uma massa na extremidade da balança (braço potente, braço resistente). Os alunos devem registrar sua impressão sobre a força necessária para levantar. Se a escola dispuser de uma balança, as massas podem ser medidas e o registro guardado para análise posterior. Nessa etapa o aluno deve compreender a posição do ponto de apoio como fundamental para o movimento.
Material: garrafa de 600mL, areia, régua, 3 elásticos de dinheiro, 2 objetos para serem medidos, opcional: balança
Fase 2: Construção de um braço com elásticos. Com o conhecimento adquirido da situação anterior, o aluno deve posicionar os elásticos.
Material: papelão, elásticos
Fase 3: Leitura de um texto sobre alavancas, um texto sobre movimento muscular e sobre movimento muscular.
Material: cópia da fonte
Fase 4: Reescrita do texto inicial sobre movimento muscular - Avaliação
Recuperação contínua: Situação de aprendizagem 1 da apostila do 9º Ano Volume 3.
















Nenhum comentário:
Postar um comentário