Introdução:
Tema: Astronomia – Corpos visíveis e Sistema Solar
Duração: 20 aulas previstas
Área do conhecimento: Ciências
Eixo temático: Terra e Universo
Expectativas de Aprendizagem:
- Situar o aluno em seu meio, fornecendo-lhe dados que permitam uma
interpretação e uma correlação entre as formas e o Universo
- Apresentar as principais teorias em relação a origem, diversidade e
variedade da vida, complementando sua formação ecológica crítica.
- Subsidiar o pensamento científico, permitindo ao aluno criticar
hipóteses, conclusões, modelos e teorias.
- Permitir ao aluno a elaboração de textos em formato de relatórios
científicos, sustentando teorias ou refutando as mesmas utilizando textos de
referência científicos externos.
Etapas Prováveis
|
O quê
|
Como
|
Para Quê
|
Total de aulas
Previsto
|
|
Levantamento
sobre o que os alunos observam durante o dia e durante a noite
|
Aula
expositiva dialógica
|
Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos, bases conceituais
de Astronomia
|
2 aulas
|
|
Vídeo
sobre a escala de tamanho dos objetos do Sistema Solar
watch?v=IEzjvNSNeA4
|
- Determinar os objetos visíveis no Sistema Solar que os alunos
conhecem
|
Coleta
de dados para montagem das fichas sobre os planetas
|
3 aulas
|
|
Montagem
das fichas de características físicas e tamanho dos planetas
|
Apresentação de quadro explicativo do Sistema Solar e seus objetos
Textos da Revista Ciência Hoje sobre Astronomia
|
Sistematização dos conteúdos baseado na observação e descrição dos
ambientes, informações para próxima atividade
|
3 aulas
|
|
Montagem
do varal dos planetas
|
Usando
metodologia descrita na apostila e no atividades da Olimpíada de Astronomia
(OBA)
|
Atividade de contextualização e avaliação procedimental
|
4 aulas
|
|
Montagem
dos modelos do Sol e dos planetas em escala
|
Usando
metodologia descrita na apostila e escala das atividades práticas da OBA
|
Atividade de contextualização e avaliação procedimental
|
4 aulas
|
|
Texto
descritivo das características dos planetas do sistema solar
|
Usando
as montagens realizadas e as fichas de características da apostila
|
Atividade de recuperação
|
2 aulas
|
|
Avaliação
Formativa
|
Avaliação
usando 10 questões do SARESP
|
Atividade de avaliação conceitual
|
2 aulas
|
Etapas adicionais
|
O quê
|
Como
|
Para Quê
|
Total de aulas
Previsto
|
|
Montagem
de um relógio solar
|
Através da atividade prática no anexo da OBA
|
Permitir aos alunos a observação do fenômeno de rotação do planeta e a
compreensão dos movimentos planetários
|
4 aulas
|
|
Perímetro da circunferência
|
Atividade
de medição do perímetro de circunferências e sua relação (Pi – π)
|
Permitir
aos alunos o aprofundamento sobre como se calcula o tamanho dos planetas e
associação com temas de matemática aplicada
|
2 aulas
|
|
Aprofundamento
da pesquisa sobre os Universo
|
Vídeo
do History Channel com narração de Marcelo Gleiser sobre o Universo
|
Aprofundamento da atividade de pesquisa dos alunos para montagem da
ficha dos planetas
|
3 aulas
|
Anexos





Nenhum comentário:
Postar um comentário